Aconchego, proteção e, porque não, muita beleza e brincadeiras. Quem nunca viu uma criança brincando de bonecas, blocos ou carrinhos? Sabe qual o lugar preferido para isso? O tapete! Sim, desde cedo tapetes e crianças já podem ser considerados os melhores amigos um do outro. O tapete infantil é responsável por trazer bem-estar e conforto aos pequenos!
Atualmente é possível observar a imensa quantidade de modelos de tapete infantil para vender, variando entre cores, estampas, tamanhos e formatos. Em meio a tantas opções, vem a dúvida, qual é o mais adequado? Não existe uma resposta padrão para essa pergunta, mas alguns fatores podem determinar a sua escolha por um ou por outro e é sobre eles que vamos explicar melhor aqui.
Primeiramente, é preciso saber qual a idade da criança que vai usar o tapete. Para bebês e crianças que ainda engatinham, os tapetes de pelo curto são os mais recomendados, pois não acumulam tanta poeira e a criança não corre o risco de levar pelos a boca. Para os maiores pode usar e abusar dos modelos mais peludinhos, desde que a criança não sofra com algum problema respiratório. Mesmo sendo antialérgicos, podem acumular ácaros ser prejudicial à saúde. opte por modelo fáceis de lavar e que possam ser de práticos para manutenção da limpeza!
Com relação a cores e estampas, o tapete infantil, em geral, é bastante alegre e divertido. É uma peça coringa na decoração e traz muita personalidade ao espaço. O formato do tapete também entra na brincadeira e você pode escolher modelos confeccionados em formato de estrela, lua, animais, entre outros. Uma das melhores formas de agradar as crianças é através da decoração de quarto infantil e por isso cada detalhe importa.
Outra dúvida muito comum é relacionada ao tamanho ideal de tapete. Isso porque é normal não saber se o item deve percorrer todo o espaço, ficar delimitado à beira da cama, a alguns móveis, etc. A dica é: se você quer um tapete que ocupe todo o quarto, o ideal é que ele fique a, no mínimo, 0,50 m das laterais da cama e 0,60 à sua frente.
Além de completarem a decoração do ambiente, tornando o cômodo mais acolhedor, os tapetes também auxiliam na absorção de impactos sonoros, filtram a luz excessiva e evitam escorregões em pisos lisos. Eles trazem aconchego, cheios de cores, tramas e estampas, são capazes de dividir o espaço, criando um cantinho de jogos e brincadeiras, por exemplo. Mas não esqueça de um detalhe importante: o tapete deve ser, sempre, o último elemento na decoração do quarto.
Dicas extras para garantir a melhor escolha:
Piso liso e escorregadio: Se o seu piso escorrega, como os pisos encerados ou carpetes de madeira, o ideal é escolher uma opção antiderrapante para que não deslize e cause acidentes.
Tecido: Dê preferência para tecidos duros ou de pelos curtos. Se você adora os tapetes mais felpudos, escolha os de fibra sintética que imitam lã e mande impermeabilizar.
Alergia: As fibras sintéticas diminuem a chance do tapete desencadear alergias, mas evite os muito felpudos. Se seu filho já apresentou problemas, prefira os de EVA, que você pode até lavar.
Barulho: Que tal apostar em tapetes antirruídos, que mantém a superfície isolada e permite que seu filho brinque livremente, mesmo em apartamentos.
A partir de poucos detalhes você consegue criar uma decoração de quarto infantil criativa, lúdica e que desperte o desejo de curtir este cantinho especial. O grande segredo para boas escolhas é investir em objetos e podem ser facilmente trocados ou adaptados. O Objetivo é acompanhar o desenvolvimento da criança sem fazer grandes gastos. Afinal, os gostos mudam de acordo mudam de acordo com a fase dele, não é mesmo?!
Vejam algumas ideias de produtos par você:
Tapete de Brincar Corttex Chá das Princesas Tem um superfície super macia e base antiderrapante para não escorregar enquanto brincam.